domingo, 9 de julho de 2017

Depressão: Fique alerta com as principais causas



Publicado originalmente no site Sou de Sergipe, em 8 de julho de 2017.

Depressão: Fique alerta com as principais causas.

Entenda como evitar esse mal identificando predisposições à doença.

Por Izaque Vieira.

A depressão é um problema que não tem hora nem lugar para aparecer. Pode aparecer em qualquer pessoa independente do sexo, idade, condição social ou econômica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Porém, apesar disso, a ciência mostra que alguns fatores podem facilitar o aparecimento dessa patologia.

Veja abaixo os gatilhos mais comuns da depressão e saiba como evita-los ou trata-los para fugir dessa doença maléfica.

Neurotransmissores alterados

Pessoas com taxas muito alteradas de determinados neurotransmissores, como serotonina e noradrenalina, tem mais chances de sofrer depressão. Segundo o psiquiatra do Hospital Santa Cruz Edson Hirata, isso acontece justamente por que a doença se desenvolve por conta da falta desses neurotransmissores, que são responsáveis pela comunicação entre os neurônios na área do cérebro responsável pelas emoções – o sistema límbico.

Quando uma pessoa nasce com esses neurotransmissores naturalmente baixos, o sistema límbico e sua percepção das emoções ficam comprometidos, podendo causar a depressão.

Genética

Os especialistas afirmam que a genética tem forte influência no desenvolvimento da depressão. Estudos mostram que se um dos pais tem depressão o risco do filho sofrer dessa doença é três vezes maior. Se ambos os pais tem depressão, o risco do filho desenvolver depressão é de 75%.

As Mulheres sofrem mais

Por conta da instabilidade hormonal a que estão sujeitas, as mulheres têm o dobro de chance de vir a desenvolver o distúrbio. Além disso, as mulheres estão mais sujeitas à ocorrência de eventos estressantes, como o parto.

Atenção aos idosos

Estudos comprovam que a incidência da doença é maior entre a população idosa. De acordo com os psiquiatras, o fato de idosos terem mais doenças físicas, usarem mais medicamentos e frequentemente ficarem mais isolados socialmente aumenta o risco de depressão nesta faixa etária.

Por isso, fique atento aos seus parentes com idade mais avançada, principalmente àqueles que moram sozinhos. A atenção a esse público é de fundamental importancia.

Traumas

Situações traumatizantes como sequestros, abuso sexual e violência são pontos chave para o surgimento da depressão, principalmente em pessoas que tenham antecedentes familiares da doença.

Pesquisas recentes mostraram que crianças vítimas de violência e abuso sexual têm risco aumentado de desenvolver depressão quando se tornam adultas, porém, vale lembrar que esse tipo de evento pode acontecer em qualquer momento da vida. Por isso é importante o acompanhamento médico na fase pós-traumática, a fim de que ele oriente a vítima e evite o desenvolvimento dessa patologia.

Eventos estressantes

Bom ou ruim, qualquer tipo de evento estressante, pode desencadear depressão. Desde muita pressão no trabalho, até organizar um casamento, passando por problemas familiares, estresse com os estudos, divórcios e gravidez. Lembrando que nesses casos a incidência também é maior em pessoas que tenham parentes próximos com depressão.

Medicamentos e seus efeitos colaterais

De acordo com especialistas no assunto inúmeros medicamentos podem levar a depressão, merecendo destaque os medicamentos para emagrecer como anfepramona, fenproporex e os derivados de anfetamina.

Abuso de álcool e outras drogas

Drogas levam a uma sensação de euforia por conta descarga de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. O consumo de álcool e outras drogas como cocaína, lança perfume são importantes gatilhos para depressão.
Após algumas horas, quando o efeito das drogas diminui, nosso organismo sofre uma queda brusca dessas substâncias, o que explica porque a pessoa sente uma profunda tristeza após o uso de drogas.

Izaque Vieira/Redação Portal Sou de Sergipe.

Texto e imagem reproduzido do site: soudesergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário