segunda-feira, 17 de abril de 2017

A Importância do Trabalho do Psicólogo na Vida das Pessoas


Publicado originalmente no blog da Psicóloga Evandra Lídia, em 22 de fevereiro de 2017.

A Importância do Trabalho do Psicólogo na Vida das Pessoas. 
Por Evandra Lídia. 

  O trabalho do psicólogo é muito importante e deve ser respeitado. Nossa principal função é trabalhar nas queixas associadas a conflitos internos do paciente, conflitos estes que geram incômodos para o próprio paciente e para as pessoas que fazem parte do convívio social do mesmo.
O psicólogo, através da psicoterapia, busca junto com o paciente enxergar a origem dos conflitos, entendendo suas funções e discutindo com o paciente a forma pela qual o mesmo trata essas questões.

Fazer psicoterapia não é vergonha, é força.

Força para mudar, força para resolver, força para amar (a si e aos outros). E este trabalho tem se tornado peça chave para a sobrevivência humana, pois em um mundo onde os recursos digitais deveriam facilitar o contato com outras pessoas, acabam nos deixando vazios e desgostosos. Uma prosa é trocada por um “like” ou “views” nas redes sociais. E com isso as pessoas vão se distanciando umas das outras, apesar de estarem no mesmo cômodo, talvez.

 O psicólogo então se torna eficaz na vida do ser humano, diagnosticando, prevenindo e tratando doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. É através deste profissional que o paciente terá suas atitudes, sentimentos e mecanismos mentais analisados. 

Então qual é o momento certo para procurar ajuda psicológica?

É o momento no qual você percebe que não dá mais para segurar sozinho, e a palavra psicoterapia já não se torna mais assustadora, afinal de contas nem todas as respostas se encontram no Google.

Você merece ter um bom relacionamento? Aumentar sua autoestima? Ser menos ansioso? Entre outras questões? Então esta é a hora. Os benefícios da psicoterapia são muitos, dentre eles: conhecimento de si mesmo; desenvolvimento pessoal; aumento da autoestima; motivação; superação de conflitos internos; compreensão dos limites, potencialidades, ações a atitudes.

A melhor maneira de identificar a necessidade de ajuda psicológica é perceber o quanto de prejuízo está acontecendo em sua vida por conta das dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas que você vem sofrendo. Você precisa se permitir achar um tempo para ouvir e falar de você. Segundo Carl Gustav Jung, o principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade.

Se você estiver encontrando dificuldades para se equilibrar emocionalmente, então está sim na hora de procurar ajuda psicológica. Liberte-se daquilo que o aprisiona emocionalmente. A psicoterapia é um aprendizado a seu próprio respeito, sobre você e o funcionamento da sua mente.

Então porque algumas pessoas não buscam ajudam psicológica? Muitos acreditam que é melhor “deixar pra lá”; outros colocam como “eu não consigo resolver” e nos piores casos muitos se escondem na frase “Deus quis assim”. Estes pensamentos limitam você. Se você deixar pra lá, nunca vai saber se existe um outro caminho; se você acreditar que não consegue resolver, nunca vai descobrir a verdadeira capacidade que você possui; e se você acredita que “Deus quis assim”, saiba que Deus deu a cada um de nós o livre-arbítrio, então não é Deus que está querendo assim e sim você.  Não vale a pena adiar a procura pela cura e alívio dos sofrimentos emocionais.

Permita-se. Faça psicoterapia.

Texto e imagem reproduzidos do blog: psicologaevandralidia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário